As críticas negativas comuns referentes a Vancouver e ao Canadá

Hoje, como de costume, entrei em alguns grupos do facebook sobre o Canadá e encontrei um post com um link com o seguinte título: Life in Canada is very structured and boring.

Tradução: A vida no Canadá é muito estruturada e entediante. 

O autor inicia o texto comparando o Canadá com os Estados Unidos. Apesar de serem países semelhante, a grande diferença em termos comportamentais é que os canadenses são polite enquanto os americanos são friendly.

Quando eu morei em Vancouver pela primeira vez, em 2012, para estudar inglês, não demorou muito para eu fazer um questionamento similar a um dos meus professores.

“Canadians are polite. Americans are friendly. Being polite is completely different from being friendly”

Traduzindo: Canadenses são educados. Americanos são amigáveis. Ser educado é completamente diferente de ser amigável.

Na sequência, o autor cita um outro “problema” do Canadá: os asiáticos, tipicamente tímidos e fechados e sem interesse algum na cultura ocidental, acabam perpetuando ainda mais essa imagem de que o canadense não é amigável.

O restante do texto é dedicado em criticar Vancouver, Toronto e Edmonton. Como eu apenas conheço Vancouver, foquei toda a minha atenção no parágrafo sobre a cidade.

Para a minha surpresa, eu concordei com praticamente todas as críticas do autor em relação à Vancouver.

Leia abaixo um trecho que me chamou muita atenção

“Vancouver is a bit like having a good looking but vapid girlfriend/boyfriend that has absolutely no personality. It kind of keeps you hanging around for far to long hoping things will get better. Over 90% of the people in Vancouver have nothing to say, no soul, no depth, just worried about ‘fitting in with their clique of sheep minded friends.

I found people here quite superficial and cold as well. Very defensive, paranoid and distant. You are a nobody if you don’t know anyone and most often, if you put an effort to get out there and meet people, you could be left with just a couple numbers of unfriendly cold people who choose to remain distant with you rather than befriend. Life is basically restaurants and exercise”

A parte do texto que eu coloquei em negrito é EXATAMENTE tudo o que eu penso sobre as pessoas que moram em Vancouver.

Nos últimos meses eu refleti muito sobre a minha vida em Vancouver e cheguei a conclusão que o único aspecto que deixa e muito a desejar é o SOCIAL.

Eu tive a oportunidade de conhecer e até conviver com alguns canadenses e, todos, sem exceção, “have nothing to say, no soul, no depth”, ou seja, não tem nada a dizer, não tem alma e nem profundidade, como o autor do texto disse.

Os poucos canadenses com os quais simpatizei um poucos mais eram de Toronto.

 

As críticas referentes à cidade em si eu não concordo. Eu amo a cidade de Vancouver e sinto um orgulho enorme de dizer que moro nesse lugar incrível, faça chuva ou faça sol.

Minha opinião sobre o texto

Quero ressaltar que, apesar de concordar com algumas partes, achei que o autor do texto exagerou no tom e foi extremamente agressivo.

O Canadá não é nem de longe tão ruim quanto o autor faz parecer, mas também é longe de ser perfeito.

Também é preciso levar em consideração que leva tempo para se adaptar de verdade a um novo país e, muitas vezes, percebo que os imigrantes brasileiros no geral demoram muito a entender que estão em outro país e que as coisas são diferentes. Principalmente se você não tem um inglês legal.

O que esperar ao imigrar para o Canadá?

Venha com expectativas muito baixas em relação a fazer amizade com canadenses. Ou então opte em morar em cidades pequenas, que facilitam o acesso dos imigrantes à comunidade.

Se você só vem para estudar inglês por um curto período de tempo, evite os brasileiros ao máximo.

Mas se você vier com a intenção de ficar por muito tempo, una-se aos brasileiros. Acredite, eles serão os seus amigos por aqui.

Entretanto, saiba que até com brasileiros a amizade pode iniciar a todo vapor, mas pode se desfazer de um dia para o outro.

Não espere também uma vida muito agitada, principalmente se você vive em alguma capital brasileira e gosta do ritmo agitado. Agito e Canadá são palavras que não combinam.

 

Anúncios

4 comentários sobre “As críticas negativas comuns referentes a Vancouver e ao Canadá

  1. Oi Bruna. Estava me programando para fazer um curso de inglês rápido (um mês e meio) em Toronto ou Vancouver, mas estou reconsiderando com seu texto. Voltei a pesquisar cursos nos EUA. Você tem alguma sugestão (San Diego, Los Angeles etc)?

    Curtir

    1. Oi, Nilton.
      Quero só deixar claro que nas críticas que fiz eu me referia as pessoas nascidas e criadas no Canadá. Durante o seu período de intercâmbio, você vai conviver com outros estudantes de inglês e vai conhecer muita gente bacana. Porém, não tenha muitas expectativas com relação ao convívio com os locais.

      Eu não tenho muito conhecimento com relação aos cursos nos EUA, mas acho que vale mais a pena ir pro Canadá porque o dólar é mais barato que o americano, sem falar que é um país aberto à imigração, caso você se apaixone e tenha vontade de ficar em definitivo. A Goal Travel Canada, empresa pra qual trabalho está com uma promoção incrível para estudar inglês em Vancouver… pacotes com preços muuuito bons. Dê uma olhada!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s