O que esperar do segundo semestre do curso NABU – Capilano University

Seguindo a mesma linha do meu post sobre o que esperar do primeiro semestre do curso NABU, agora vou falar sobre o segundo termo.

Segue abaixo avaliação das matérias do segundo termo do North American Business Management (NABU).

Matérias mandatórias: Finance, Project Management, Business Policy

Matérias eletivas: Consumer Behavior e Brand & Innovation

Finance

Nível de dificuldade: muito difícil.
Apesar de eu ser totalmente de humanas e um completo desastre em exatas, até as pessoas que tiveram formação em finanças também tiveram bastante dificuldade na aula de finanças. Se você é como eu, já adianto que essa matéria vai te sugar muito e vai exigir muita dedicação para conseguir passar.

Distribuição das notas: quizzes online muito difíceis (a sala inteira esperava as pessoas boas em finanças fazerem os exercícios para depois copiar), duas provas com umas sete páginas (frente e verso) e trabalho em grupo. Nesse trabalho, o professor vai dar uma empresa para cada grupo e você precisa fingir que trabalha nela e fazer reports de duas em suas semanas sobre o que está acontecendo com a empresa financeiramente falando. O trabalho final é uma apresentação na sala + um report completo, incluindo uma análise SWOT financeira que foi uma das coisas mais loucas que eu fiz na Capilano até agora.

Avaliação do professor: Allen Zhu. Apesar de ser muito acelerado, o Allen é um dos melhores professores da Capilano. Ele é muito inteligente e acessível, está sempre disposto a ajudar. Eu mesma fui no escritório dele diversas vezes para ter uma espécie de aula particular. Pelo fato de também ser um imigrante, ele é um cara que vai dar vários conselhos e vai te encorajar a trabalhar duro no início para colher os frutos no futuro.

Conteúdo ensinado: Corporate Finance, Financial Statements, Cash Flow, Bond Valuation, Stock Valuation, Capital Budgeting, etc. Basicamente o livro todo.

Project Management

Nível de dificuldade: pífio. Se tem um dia bom pra faltar de aula ou marcar uma consulta no médico, definitivamente é no dia das aulas de Project Management.

Enquanto finanças vai te deixar completamente desesperado, project management não vai te exigir absolutamente zero esforço. São em matérias como Project Management que você vai afirmar para si mesmo “tô jogando meu dinheiro no lixo”

Distribuição de nota: quizzes online nos quais as respostas podem ser encontradas no próprio site da matéria + prova final fechada com as questões idênticas aos dos quizzes + discussões sobre o livro em sala de aula + fazer um vídeo sobre QUALQUER coisa

Avaliação do professor: Mitra. O que ela tem de bem sucedida, tem de picareta. Ou seja, MUITO. A mulher não dá aula, mas pelo menos é simpática. Não vale a pena tecer comentários sobre essa pessoa.

Conteúdo ensinado: na-da. Eu achei o livro online e só abri ele na última semana de aula pra estudar para a prova.

Business Policy

Nível de dificuldade: médio

O professor vai dividir a turma em vários grupos e toda aula um grupo vai apresentar um case disponibilizado pelo professor, além de ter um outro grupo analisando a performance de quem está apresentando. Basicamente, cada grupo vai ter que dar uma aula sobre o case, que cada hora vai focar mais em determinado aspecto da administração (marketing, finanças, business model, value proposition, etc), e pensar em atividades e jeitos de fazer a sala participar e interagir.

Distribuição de notas: três assignments sobre textos que o professor vai selecionar + apresentação do seu case + avaliação do case de outro grupo + quizzes surpresas na sala de aula que vai ter a ver com o case do dia + participação nas aulas

Avaliação do professor: Jorge Oceguera. O Jorge é muito inteligente e muito “esperto”. Desenhou a aula de uma maneira em que, ao invés dele dar aula, ele força a cada semana um grupo a ser professor por um dia e ainda faz com que todo mundo leia e participe de tudo porque senão fica impossível acertar as respostas dos quizzes surpresas.

Ele passa a aula toda sentado no fundo, olhando para o notebook, enquanto avalia o grupo que está dando aula na frente da sala. Em certos momentos, ele vai fazer algumas ponderações e correções do que o grupo está falando. Se ele perceber que a aula preparada pelo grupo não está rendendo, ele vai intervir de alguma forma para tentar ajudar. Tenha em mente que o Jorge é bastante exigente e você quase nunca vai tirar uma nota excelente.

Conteúdo ensinado: ele não ensina nada, apenas lapida o conhecimento adquirido anteriormente. Se você não aprendeu direito os conceitos da aula de Strategic Management no primeiro termo, você vai sofrer na aula dele.

Consumer Behavior/Brand & Innovation

Pra quem quer seguir carreira em marketing, essas são algumas das matérias ofertadas. Não vou entrar em tantos detalhes, mas se tiver alguém interessado em saber, é só me perguntar.

Pelo que conversei com colegas que fizeram outras eletivas, as de marketing são as mais difíceis e as únicas matérias em que a maioria dos estudantes é realmente canadenses. Por esse lado, foi ótimo ver que eu não devo nada para ninguém e que eu não senti o peso de fazer aulas com nativos.

A professora, Andrea Eby, é considerada uma que mais complica a vida dos alunos nas provas. Ela é muito exigente e cobra absolutamente o livro todo nas provas, o que é uma sacanagem porque, na aula, ela não fala nem 50% do conteúdo do livro. Logo, só recomendo esses cursos pra quem curte marketing. Se quiser facilidade, faça qualquer eletiva ministrada pelo professor John.

Avaliação geral

O segundo termo do NABU foi bastante desafiador. De difícil mesmo, só finanças, mas todas as outras matérias que fiz, tirando Project Management, deram bastante trabalho. Eram muitos assignments, provas, apresentações, reuniões de grupos, idas à biblioteca para estudar e dedicação.

Certamente, um dos dias mais felizes meu aqui no Canadá foi quando esse segundo termo acabou, rs.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s