As principais dificuldades de se mudar sozinho para o Canadá + dicas

umbrella-170962_1920
As dificuldades de se morar sozinho no Canadá

Antes de mudar para o Canadá, eu fiz um post falando sobre imigrar sozinha e ter aquela sensação de ser a única fazendo isso no meio de uma multidão de pessoas casadas tentando traçar o mesmo destino.

Passados oito meses que estou aqui, devo dizer que as dificuldades vão muito além do medo de não criar vínculos e ficar sozinho, que acaba sendo o sentimento que impede muita gente de largar tudo no Brasil e vir para o Canadá para se aventurar sozinho.

Para mim, fazer compras só para uma pessoa também tem sido bastante complicado; comprar produtos em grandes porções quase nunca vale (tirando carne) a pena e gastar com o estritamente necessário realmente sai mais caro.

Apesar da comprar porção maior sair mais barato, com a rotina pesada da faculdade adicionada ao fato de que os horários das aulas são bem diferente – alguns dias começa às 8h30, em outros às 11h30 ou 13h -, nem sempre dá tempo de se organizar para cozinhar e levar marmita para os lugares, e os produtos acabam vencendo, principalmente as verduras e legumes.

Outro fator complicador é ter que dividir apartamento ou basement com pessoas que você não conhece. As chances de dar errado são muito grandes. O que mais me impressiona é perceber que até as pessoas que você acredita que receberam uma educação parecida com a sua, na verdade são totalmente diferentes na convivência diária, e que conviver, no geral, é a tarefa mais difícil que existe.

Se achar uma pessoa que tenha sido educada mais ou menos da mesma forma que você já parece difícil, o que dirá encontrar pessoas que sejam organizadas e limpas da maneira que você considera que seja ideal ou aceitável. Resumindo, dividir apartamento com outras pessoas é um exercício diário de paciência. 

Dica

A principal dica que tenho para dar para uma pessoa que depende apenas de si mesma para fazer qualquer coisa é escolher bem o local em que vai morar. Opte por ficar numa rua bem localizada, perto de um supermercado (Superstore, Walmart ou No Frills para quem precisa economizar) e que também tenha uma clínica médica perto e uma academia.

Também aconselho a morar perto de uma biblioteca pública que não só é um ótimo lugar para estudar como também é minha válvula de escape quando quero ficar quieta, longe das minhas roommates, hahah.

 

 

 

Anúncios

4 comentários sobre “As principais dificuldades de se mudar sozinho para o Canadá + dicas

  1. Olá! Estou adorando seu blog, parabéns!
    A minha dúvida é sobre como conseguir achar pessoas para dividir apartamento. Nas escolas de inglês, colleges, etc é comum ter anúncios de pessoas procurando um roomate? Ou costuma ser mais fácil dividir com colegas de turma?

    Curtir

    1. Oi! Fico feliz em saber que está gostando do blog.
      Quanto a sua pergunta, pode ficar tranquila pq é muito fácil conseguir lugares para morar e dividir apartamento/basement com outras pessoas. Tem várias comunidades no facebook e também dois sites muitos úteis: craigslist e kijiji!
      Bjs

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s