Guia do que esperar do primeiro semestre do curso NABU – Capilano University

Passadas as provas finais, finalmente posso escrever com detalhes sobre como foi o meu primeiro semestre cursando o curso North American Business (NABU) e tirar algumas dúvidas que muita gente tem antes de ingressar no programa. Por isso, vou dividir o post em quatro tópicos:

1- Como o curso foi desenhado;

2- Avaliação das matérias e curso no geral

3- Conciliar faculdade e trabalho;

4- Dicas úteis;

Como funciona o curso?

Primeiramente, vale ressaltar que, apesar do curso ser considerado full-time, eu só tive aulas em três dias da semana (por se tratar de uma pós-graduação), sendo que em apenas um deles a carga horária era mais pesada.

Na segunda, eu tinha só uma aula, Strategic Management, de 11h30 às 14h20. Na terça, o dia mais ocupado de todos, as aulas (Leadership, Business Law e Communications) eram de 8h30 às 16h, com direito a 1h30 de intervalo para o almoço. Na quarta, entre 11h30 às 14h30 tive aula de Business Communications.

Como o número de aplicações pro NABU foi muito grande, pela primeira vez na história o curso teve duas turmas, sendo que a segunda tinha aulas apenas na quinta e sexta. Por outro lado, nos dois dias as aulas eram de 8h30 às 16h.

Na minha opinião, é melhor ir para faculdade em três dias do que em dois, porque as matérias exigem vários trabalhos em grupo e é mais fácil encaixar encontros com os grupos antes ou depois da aulas dos dias que só têm uma matéria. Já pra quem cursa tudo em dois dias não há a opção de encontrar antes da aula, sem falar que depois das 16h a sua cabeça vai estar extremamente cansada e você vai ser obrigado a ir à faculdade em outro dia só para estudar com o grupo, o que acaba sendo complicado, porque sempre alguém vai dar desculpa para não ir.

Avaliação das matérias e curso no geral

Business Law

Confesso que no início tive bastante dificuldade para entender os conceitos no início e, na grande maioria das vezes, a aula terminava e eu sentia que não tinha entendido nada direito. Porém, ao chegar em casa e ler o material providenciado pelo professor, tudo fazia sentido.

Distribuição das notas: através de quizzes, prova no meio do termo e prova final e um trabalho de aplicar alguma matéria ensinada em uma notícia de jornal. Os quizzes acontecem sempre no final da aula, logo após o professor explicar a matéria. Como na maioria das vezes eu não conseguia aprender direito o conteúdo, nunca fui muito bem nessas mini provas (com três questões no máximo), que valem poucos pontos, então dá pra recuperar. Porém, se você tem dificuldade de assimilar algo que acabou de aprender, também terá dificuldades.

Avaliação do professor (Chris Hardcastle): ótimo. O Chris é excelente professor, além de também ser extremamente engraçado e carismático. Tem hora que ele fala rápido demais e, como ele escreve pouco no quadro, fica difícil anotar tudo que ele diz. Por conta disso, meu conselho é conversar com ele e pedir para falar mais devagar e repetir a mesma informação várias vezes.

O Chris é um professor justo, que vai cobrar na prova exatamente tudo que ele ensinou na sala de aula de forma extremamente direta. O que eu quero dizer é que não tem “pegadinha do malandro” ou necessidade de fazer análise crítica de nada. Por exemplo, na aula ele vai ensinar os elementos de um contrato e, na prova, ele vai perguntar exatamente quais são os elementos de um contrato. Simples, direto e prático.

Conteúdo ensinado: Introdução ao cenário político do Canadá, Sources of Law (Fontes da lei), Court Hierarchy (Hierarquia dos tribunais do Canadá), Categories of Law (Categorias das leis), a Constituição Canadense e as diferenças entre as leis federais e provinciais, Charter of rights and freedom, Torts (assault & battery, Trespass to land, False Imprisonment, Private Nuisance e Defamation), Elementos de um contrato, Business Organization (Sole Proprietorship, Partnership e Corporation), International Law e Nafta.

Business Communication:

Para quem já chega com inglês bom, o curso é muito fácil. Para quem tem o inglês meia boca e ainda tem dificuldade de escrever texto, a matéria vai ser um pouco mais desafiadora, mas o curso em si é bem fácil e exige zero preocupação.

Distribuição de notas: a aula é dividida em teórica e prática, sendo a segunda sempre num laboratório de informática. Ou seja, toda aula você vai produzir alguma coisa que vale nota. Por conta disso, a matéria não exige estudo e nem muita dedicação.

Avaliação da professora (Christine): ótima. A Christine é completamente louca, muito divertida e sempre disposta a ajudar.

Dica: não perca seu dinheiro comprando o livro. A professora vai enviar o pdf e é bastante provável que você nunca lerá uma página sequer.

Strategic Management

Sem dúvidas, é a única matéria que exige bastante dedicação, empenho e análise crítica.

Distribuição de notas: três assignments (dois individuais e outro em grupo) de entre 4 a 8 páginas, análise da value chain de uma empresa canadense (em grupo) e uma prova final (individual).

Avaliação do professor (Majid Raja): mediano para baixo. O Majid é um cara muito legal e cheio de boas intenções, mas ele é bastante confuso e muda de ideia o tempo todo. A minha maior frustração nesse curso foi o fato de que o Majid não soube passar o conhecimento dele para a turma e as aulas nada mais eram do que uma repetição do livro, o que faz perder o sentido de ter um professor em sala. A turma resolveu reclamar no meio do curso e o nível das últimas três aulas melhorou muito, mas aí já era tarde demais. Em resumo, o professor tem um currículo impressionante, mas não soube passar a experiência dele para a turma.

Conteúdo ensinado: Business Model, Business Strategy, Megatrends, SWOT Analysis, Porter’s Five Forces, PESTEL analysis, value chain, micro/macro environment, etc.

Dica: compre o livro e leia com carinho, pois ele vai ser seu “melhor amigo”

Communications

Curso focado pra ensinar pontuação, gramática, etc. Basicamente mais um intensivo de inglês. O curso é focado em auxiliar a matéria de Law, portanto, muitos dos trabalhos realizados (todos individuais) terão como temática o que está sendo aprendido na aula do Chris Hardcastle.

Avaliação do professor (Stephen King): excelente. Para quem gosta de sarcasmo e ironia, o Steve tem tudo isso de sobra.

Leadership

Posso definir essa matéria como um desastre total. Toda vez que eu estava nessa aula a sensação que eu tinha era de estar jogando dinheiro no lixo.

Praticamente todos os trabalhos e provas são em grupo , com exceção da prova final, que é parcialmente em grupo e a outra metade é individual.

Avaliação do professor (Wolf): horrível. Péssimo professor, sempre perdido, “empurra” a aula com a barriga e é extremamente arrogante. Além disso, o Wolf tem mal de Parkinson e a doença já está num nível que, na minha opinião, chegou ao lime e ele não tem condições nenhuma de dar aula. O maior problema é na fala, que já está debilitada, chegando ao ponto de num determinado momento ele não ter mais forças pra falar, porque a voz está falhando. Entretanto, a doença não é a causa da falta de qualidade das aulas, e sim o fato do professor realmente ser ruim.

Avaliação Geral

A minha avaliação é que, pelo menos até agora, o curso decepciona muito. Sei que tem muitos brasileiros que vão cursar o NABU só como meio de conseguir mais tempo de estadia no Canadá para tentar imigrar e acham até bom o curso ser fácil e pouco desafiador. Porém, pelo menos pra mim, que sou bancada pela minha família, é bem frustrante ver tanto dinheiro sendo gasto para ter acesso a um ensino fraco.

O problema do curso é que pelo menos 70% da sala chega com inglês muito aquém do esperado e as pessoas que têm o domínio da língua (o que é obrigação) acabam pagando o preço e isso é MUITO injusto. Acho extremamente desnecessário ter duas matérias de “comunicação”, ou reforço de inglês, melhor dizendo.

Pelo que conversei com algumas pessoas que estão finalizando o NABU, o primeiro termo realmente é fácil para não assustar os alunos e, a partir do segundo, as coisas começam a ficar mais difíceis. Realmente, o segundo termo tem duas matérias a mais que o primeiro, mas isso não é garantia de melhora na qualidade e sim que vai ter mais trabalhos para fazer.

Estudo x Trabalho

Acho que esse tópico é o que mais interessa a maioria das pessoas.

  • Afinal, dá para estudar e trabalhar ao mesmo tempo? Sim, dá.
  • Fazer isso fica puxado? Sim, é, mas no final você vai dar conta de fazer tudo com certeza.
  • Você vai ter tempo livre para divertir? Sim, especialmente se tiver carro. 

Em breve, pretendo fazer um post mais detalhado sobre o tema, mas o que eu quero deixar enfatizado aqui é que dá tempo de fazer tudo, mas não vai ter moleza nem facilidade. Obviamente, com o tempo mais curto, não dá para se dedicar muito à faculdade e querer fazer as coisas com muito capricho, mas, para quem sabe se organizar e produzir bem no tempo disponível, dá para fazer bem feito.

Inclusive, eu aconselho MUITO que todo mundo trabalhe enquanto estuda, porque é a única forma de você conhecer pessoas, praticar inglês de verdade, adquirir experiência canadense e entender como as coisas realmente funcionam por aqui.

Dicas gerais

  • Eu aconselho a esperar pelo menos o primeiro mês do curso para procurar emprego. Acho que esse é o tempo necessário para “sentir o drama” e ter uma noção de como será a sua rotina. Aproveite ao máximo o que a faculdade oferece, como os Workshops. Alguns são ruins (mas ainda assim vale a pena ir) e outros são bem interessantes.
  • Os indianos são extremamente preguiçosos e não dá pra contar com eles para absolutamente nada. No seu grupo de trabalho, com certeza vai ter pelo menos um. Aconselho a desde o início conversar com essa pessoa e o grupo em geral e dizer que não vai tolerar pessoas que não produzem nada para o trabalho. No mais, fique esperto, não confie neles e confira sempre o que eles produzirem para ver se não tem plágio ou algo do tipo.
  • Antes de comprar livro requerido pelas matérias na Bookstore da Capilano, entre no grupo “CapilanoU textbook Trade/Exchange” no facebook para tentar comprar/vender mais barato.

Nome do curso: North American Business Management Applied Post Baccalaureate – Capilano University

Duração: 2 anos (no papel). 10 meses de estudo e seis de trabalho (na prática).

Preço: 28.000 + Business Essential (para quem não tem background em Adm) = 30.000

Anúncios

8 comentários sobre “Guia do que esperar do primeiro semestre do curso NABU – Capilano University

  1. Olá Bruna!

    Inicialmente eu quero te dizer o quanto é bom encontrar um relato de alguém, que assim como eu, resolveu se aventurar pelo Canadá sozinha. Só tenho encontrado relatos de pessoas casadas, que falam sobre a vida que levam como casal e despesas que tem como casal. Então, obrigada por contar sua história.

    Estou nos trâmites para imigração pelo Express Entry, e pela minha pontuação estimada tenho grandes expectativas de que tudo dê certo e planejo me mudar pro Canada em maio ou junho de 2018.

    Pelas suas postagens também conheci a Capilano University, que eu não tinha analisado ainda como uma possibilidade pra mim. Já li suas impressões sobre o curso até agora, mas queria saber se você recomenda a universidade e o programa de Business, ou se escolheria uma outra instituição se pudesse voltar atras.

    Se eu puder te importunar só mais um pouquinho, queria saber qual a faixa etária da sua turma? Eu vou chegar no Canada, se a minha timeline toda se concretizar, com 29 anos, fico me perguntando se vou destoar dos demais alunos.

    Continuarei lendo seu blog, e boa sorte na aventura canadense! =)

    Curtir

    1. Oi, Halina. Desculpe a demora para te responder, eu só tinha visto a sua outra mensagem.
      No seu caso, você provavelmente já vai chegar como imigrante, certo? E mesmo assim você está pretendendo estudar?

      A Capilano é uma universidade jovem. Como eu gosto de brincar, de gente velha (casada, com filho) só tem os brasileiros da minha sala mesmo. No resto, a maioria é formado por canadenses novos, que estão fazendo a primeira graduação. Nos cursos pra estrangeiros, porém, é possível encontrar pessoas mais velhas e outras mais jovens. Por exemplo, no meu caso, eu sou a mais nova do meu grupo de amigos, que é formado por gente de 27, 28, 29 e até 32 anos. Certamente vai ser mais tranquilo pra você do que pra mim, rs.

      O que me irrita na Capilano é que os professores são muito ruins. Eles não têm vocação nenhuma pra ensinar e são meros facilitadores. Eu não sou da área de Business, mas estou quase finalizando o curso e aprendi bastante, mas, como gosto de enfatizar, eu aprendi porque me esforcei muito e aprendi sozinha. Não gosto de dar crédito pra mais ninguém, porque os professores mais atrapalham do que ajudam.

      Se tiver alguma outra dúvida, fique a vontade pra entrar em contato e boa sorte! 😉

      Curtir

  2. Ola! Estou pesquisando cursos no Canada e estou entre Langara (MKT post degree) e a Capilano (Nabu), porem lendo sua avaliacao geral fiquei preocupada com o nivel do curso. É um investimento algo, voce indicaria?

    Curtir

    1. Oi, Bianca!
      Acho que, apesar dos pesares, o NABU pode ser uma boa para quem está há anos sem fazer faculdade e só está cursando como uma forma de conseguir a imigração depois. No meu caso, o NABU acaba sendo uma opção boa pq não me exige tanto. Apesar de eu ficar indignada com isso, como eu preciso trabalhar pra me sustentar e dependo de mim mesma pra fazer absolutamente tudo, fica mais fácil levar a vida cursando algo mais fácil.
      Se eu pudesse ficar só por conta de estudar, certamente escolheria a Langara, pq o feedback das pessoas que estudam lá é mais positivo.

      Curtir

      1. MUITO obrigada! Que bom contar com sua sinceridade.. tudo de bom pra vc aí! Vou continuar aqui te acompanhando.. beijo

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s