O que é o Amber Alert e como influencia na vida dos moradores de Vancouver

Eram quase onze horas da noite, eu estava na Lonsdale Quay à espera do ônibus para ir pra casa e logo reparei que havia algo estranho acontecendo. Todos os letreiros dos ônibus alternavam com mensagens informando sobre as suas respectivas linhas (o que é o normal) e também a mensagem “Amber Alert, please tune into local radio station”,  da qual eu nunca tinha ouvido falar.

Ao pesquisar na internet, descobri que Amber Alert é o código utilizado para notificar que uma criança foi sequestrada na grande Vancouver. O objetivo é fazer com que a população saiba e acesse algum portal de notícias para ter acesso à foto da criança e do provável sequestrador. Com isso, toda a população fica envolvida e engajada em prestar mais atenção nas ruas e dentro do próprio transporte público para ajudar a polícia na busca pela criança raptada. Quando esse tipo de coisa acontece, a polícia pede para que ninguém aborde o suspeito e a vítima, e apenas ligue para o 911.

Nesses três meses que estou em Vancouver, o Amber Alert foi acionado duas vezes. A primeira, há um mês atrás; a segunda, ontem, dia 24 de novembro de 2016: uma menina de quatro anos foi sequestrada pela própria mãe, que não tem a custódia da filha (clique aqui para ler a notícia).

No Canadá, a polícia recebe quase 400 denúncias de sequestro por ano, contando pessoas de todas as idades, número pequeno comparado ao Brasil,  onde pelo menos 1.500 denúncias são realizadas, número que deixa o país no top 5 onde mais pessoas são raptadas.

Curiosidade:

AMBER significa America’s Missing : Broadcast Emergency Response e começou a ser utilizado em 1996, quando uma criança americana chamada Amber foi raptada e morta no estado do Texas.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s