O que esperar do primeiro dia de aula na Capilano University – Orientation Day

Para as pessoas que, assim como eu, se formaram há pouco tempo no Brasil, a ansiedade pelo primeiro dia de aula na Capilano University era normal, nada de muito extraordinário, tirando a óbvia curiosidade em conhecer a faculdade e os futuros colegas. Por outro lado, para quem estava há anos ou há mais de uma década sem colocar os pés numa sala de aula, a emoção foi completamente diferente, como se estivesse passando por essa experiência pela primeira vez.

Falo isso com propriedade porque, entre os brasileiros da Capilano, eu sou a mais nova e, na minha faixa etária entre os brazucas, dá para contar nos dedos de uma mão. Enquanto isso, dava para perceber no rosto dos mais “velhos” a emoção e até certo desconforto de estar num lugar rodeado de jovens.

O dia de orientação para estudantes internacionais foi bem curioso. A supremacia indiana, alemã e, principalmente, brasileira, era notória. Tirando isso, alguns chineses, tailandeses e coreanos, outros russos e uma minoria de mexicanos e colombianos.

O primeiro momento foi de pegar uma etiqueta com o nome, ganhar uma bolsa da Capilano  com uma caneta e um portfólio com algumas informações, tomar um café da manhã caprichado, e rodar por algumas barracas dispersas na praça de alimentação para pegar um carimbo e ser introduzido ao que a faculdade oferece, bem como seus valores.

20161024_141026_resized

Na sequência, todo mundo foi ao auditório para receber as boas vinda de Donna Hooker (nome sugestivo!), diretora da faculdade, e ouvir aquele blá blá blá sobre a história da Cap e como a universidade é reconhecida e os profissionais que lá trabalham são diferenciados. Acredite ou não, antes da diretora falar, o alarme de incêndio começou a tocar assim que todos os alunos já estavam sentados, forçando todo mundo a ter que sair de lá. Como já dá para imaginar, tratava-se apenas de uma brincadeira, porém, toda vez que o alarme tocar, todo mundo é orientado a sair (acredite, isso vai acontecer cedo ou tarde). Em seguida, fomos apresentados aos mentores da Capilano que também são por alunos – dois deles eram brasileiros – e também a equipe que faz parte do CIE (Centre for International Experience).

Depois do almoço, que também foi providenciado pela universidade, os alunos foram divididos em grupos aleatórios e se encaminharam para um laboratório de informática junto a um professor, que ensinou todo o passo a passo de como utilizar o moodle, plataforma digital no qual os professores adicionam textos, notas e trabalhos. O professor também disponibilizou documentos relacionados ao MSP (Medical Services Plan), o seguro saúde de BC, ao qual todo residente que vai ficar mais de seis meses em British Columbia tem direito, e também ensinou como preenchê-los corretamente.

Por último, teve uma gincana em que o objetivo era fazer os alunos irem em todos os prédios e principais escritórios para se familiarizarem com o ambiente, já que a princípio é tudo muito confuso e você acaba se perdendo.

Curiosidades:

  • Café da manhã: Bebidas: café, suco, água ou chá. Comida: muffins, croissant e coisas do tipo.
  • Almoço: hambúrguer de frango ou carne, salada e frutas a vontade. Sobremesa: bolinho com recheio de creme.
  • MSP: se você chegar em Vancouver meses antes de começarem as aulas, aconselho a já enviar os documentos porque esse seguro tem carência de três meses, ou seja, demora até três meses para de fato poder ser usado. Quanto mais cedo pedir, menos dinheiro vai gastar com o guard.me.
  • Se chegar na véspera, como eu, você terá que pagar 182 dólares à faculdade para ficar coberto durante os três meses de carência do MSP. O seguro é o guard.me e todos os alunos matriculados na Cap já estão automaticamente cobertos. Com isso, só é preciso pagar o seguro referente ao dia que chegou no Canadá até as aulas começarem.
  • O desejo de ir para o Canadá já mais velho, com cônjuge e criança, é ideia de brasileiro. Nas outras nacionalidades, a massiva maioria é formada por jovens entre 20 a 28 anos, solteiros, e boa parte também está tentando imigrar.

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “O que esperar do primeiro dia de aula na Capilano University – Orientation Day

  1. Olá Bruna! tudo bom?
    Estou nos preparativos de meus estudos no Canada. Essa semana recebi resposta positiva da Capilano para cursar o Business Management (NABU) em setembro de 2017. Fui auxiliado pela 3RA também e agora estarei com a Immi para o pedido do visto.
    Seu blog tem sido de grande valia e ajudo no esclarecimento de várias dúvidas. Desde já agradeço sua vontade e disposição de compartilhar suas experiências conosco.
    No momento estou fazendo a carta de intenção para o consulado e estou com algumas dúvidas. Teria como eu lhe contactar por algum outro meio? Meu facebook é https://www.facebook.com/gv.goulart, e meu e-mail é gusvidal@gmail.com.
    Como eu sou um possível futuro aluno do curso eu poderia ingressar no grupo de whatsapp de vocês? Ou é só para os atuais alunos do curso.
    Obrigado e um grande abraço!
    Gustavo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s