Lembro-me bem do primeiro dia que fui a Capilano University. Peguei o metrô em direção a Vancouver downtown e, em seguida, atravessei a cidade até North Vancouver de seabus e, em Londsdale Quay, embarquei no ônibus 239, que vai direto para a faculdade. A distância não é tão grande assim, mas o grande problema é quantidade de obras na rua na qual é obrigatório passar para seguir até a Cap.
Durante o caminho, era notório perceber que aquela quantidade de prédios de Vancouver ia desaparecendo, enquanto o verde, as árvores e a tranquilidade ganham mais espaço. Chegando na faculdade, é difícil não pensar que você está no meio de uma floresta. Ao olhar o mapa com os nomes dos prédios, a primeira surpresa: a universidade é bem maior do que eu imaginava.
Apesar de não saber exatamente para onde ir, decidi entrar no primeiro prédio, onde se encontra a Library, que mal sabia eu que se tornaria o local que eu mais frequento na Cap, já que todas as aulas do NABU são ministradas lá. Logo de cara, o primeiro baque: a biblioteca é grande, com vários computadores à disposição, estrutura impecável, além de espaços reservados para quem quer levar o seu notebook. Nos dois andares da biblioteca também é possível reservar salas para poder estudar com mais privacidade e silêncio.
No quesito alimentação,a universidade oferece uma verdadeira praça de alimentação com opções diversas, que vão desde salada, massa, pizza à sanduíche. Porém, vale um lembrete: no intervalo de almoço as filas ficam gigantes e não há mesas e cadeiras suficientes para todo mundo.
Restaurantes/Cafeterias na Capilano University (todos ficam no prédio Birsch):
- Tim Hortons
- Subway
- Pizzaria
- Comida japonesa
- Trattoria (italiana)
- Praça de alimentação com microondas
- Earth (dentro do prédio Library)
Na parte acadêmica, a Cap surpreendeu positivamente por ofertar diversos serviços que, de fato, são úteis para quem precisa se ambientar a realidade de um novo país e uma nova língua.
O que a Capilano oferece aos alunos?
- Student Union: seria o DCE das faculdades brasileiras. Espaço para descansar e descontrair.
- Mentor: você pode pedir um mentor, ou seja, um veterano para te ajudar com tudo relacionado a Capilano e ainda te levar em festas. Você pode escolher um mentor que tenha o mesmo background, interesses em comum ou que seja canadense.
- CIE (Center for International Experience): local para deixar os documentos originais e traduzidos e tirar dúvidas.
- Daycare: uma ótima para quem tem criança. O problema é a concorrência para matricular. O meu conselho é entrar em contato assim que tiver a certeza de que vai estudar na Capilano. Ao acessar o site, preencha os dados de fila de espera.
- Bookstore: papelaria que vende os livros usados pelos professores da Cap; também oferece blusas, canecas e bonés da Capilano.
- Complexo esportivo: a academia decepciona. Além de pequena, só tem um aparelho para quem gosta de malhar perna (ou seja, toda mulher).
- Writing Centre: para quem tem dificuldade de escrever em inglês, é só marcar um horário para receber auxílio.
- Counselling: serviço para quem precisa de apoio psicológico não só relacionado aos estudos, mas como na vida em Vancouver/Canadá.
- Workshops: palestras sobre diversos temas: desde como fazer citação/referência bibliográfica no estilo APA a como fazer resumé e cover letter.
- Acesso ao pacote Office: é só entrar na plataforma de email da Capilano e instalar.
- Passe mensal de transporte público (BC Upass) incluído no pagamento do college:
- Sem falar nos espaços para estudar ou relaxar no “meio do mato”.
Se não bastasse todos esses departamentos, a Capilano também tem um espaço para quem tem curiosidade de saber um pouco mais sobre a história dos primeiros habilidades de Vancouver/North Vancouver.
De forma geral, a Capilano tem um ambiente muito acolhedor e o contato com a natureza a todo o momento deixa as pessoas mais leves e tranquilas, clima diferente de uma faculdade “normal”. Todos os espaços, com exceção da praça da alimentação, são muito silenciosos, passando a impressão de que estamos dentro de uma biblioteca a todo momento.
Muito útil as suas dicas! Eu e meu marido estamos devorando seu blog! hahahahaha
Nosso plano era ir em dezembro e começar as aulas aí no próximo inverno, mas refizemos os planos e estamos indo no próximo verão! Com certeza seu blog será um bom guia!
Beijos e Sucesso!
CurtirCurtir
Que legal, fico feliz em saber que está gostando. Obrigada 🙂
Muito bom em optar por vir em setembro, vocês vão se adaptar muito mais rapidamente pegando um pouco do verão, eu aconselho!
CurtirCurtido por 1 pessoa