Como se adaptar ao estranho clima de Vancouver – da chuva ao frio e sol ao mesmo tempo

20160907_103844_resized

Não existe nada mais normal do que as pessoas associarem o Canadá a temperaturas extremas, principalmente no inverno. A grande verdade é que o país tem regiões com climas peculiares, mas, Vancouver, certamente, merece o prêmio de cidade com o clima mais esquisito da América do Norte. Outra verdade importante é que a sua adaptação vai depender totalmente de como você se prepara para driblar as constantes mudanças climáticas.

Sim, Vancouver (popularmente conhecida como Raincouver ou Vanchuva) CHOVE MUITO e não perca seu tempo acreditando em assessores de intercâmbio que dizem que “não chove tanto assim como as pessoas dizem”.  Aqui chove, chove, chove, chove e chove mais um pouco.

O que talvez nem todo mundo que esteja se preparando para desbravar a cidade saiba é que, além de chuva, o clima pode variar muito em um mesmo dia. Por exemplo, na semana passada, a previsão era de sol com céu parcialmente nublado o dia todo. Quando eu estava quase chegando no ponto de ônibus, começou a cair um pé d’água danado e eu até cogitei voltar para casa só pra pegar um guarda chuva, mas fiquei com preguiça, sem falar que eu ia perder o ônibus. Minutos depois, a chuva parou e o sol continuou brilhando. Passadas algumas horas, mais chuva e a temperatura baixou a ponto de eu sentir frio (mesmo com sol escancarado e sem nuvens).

Você deve estar pensando “ah, é só baixar um aplicativo relacionado ao clima e está tudo certo”, né? Meu conselho é: não faça isso. Um dia pode fazer 15 graus e ainda sim você vai conseguir andar na rua com calça jeans e um casaco relativamente leve. No outro dia, os mesmos 15 graus vão ser suficientes para te congelar e fazer com que se arrependa amargamente de não ter escolhido uma roupa de frio mais pesada.

Também não se anime muito quando a previsão é de apenas sol; é sempre bom levar um casaco leve.

20160907_143948_resized

Como driblar o clima de Vancouver?

  1. Compre uma bolsa ou mochila grande o suficiente para caber um guarda chuva, casaco e até uma roupa mais leve. Mesmo que você seja “adulto demais” pra voltar a usar mochila, aqui todo mundo usa, porque é realmente necessário.
  2. Se você quiser ser um legítimo Vancouverite (pessoas que vivem na cidade), compre uma jaqueta fina a prova de água com capuz. Acredite, vai ser a peça de roupa que você mais vai usar por aqui. Também compre uma jaqueta fina que seja a prova de água e também de frio para o inverno.
  3. Não use várias camadas de roupa; é pouco prático. Só é frio na rua, que vai ser o local no qual você menos vai querer ficar. A parte interna dos estabelecimentos é aquecida o suficiente para te deixar com muito calor.
  4. Se for para confiar em aplicativo, confie no google.Vá no buscador e digite “weather Vancouver”  antes de sair de casa. O google tem margem de erro menor do que qualquer outro app.
  5. No início de sua aclimatação, evite sair sozinha nos dias de chuva, principalmente quando também está fazendo frio.
  6. Ignore a chuva. Parece difícil, mas quem vive aqui nem lembra da existência das lágrimas de São Pedro. As crianças vão continuar brincando nos parquinhos, quem gosta de andar de bicicleta vai continuar pedalando e a bola vai continuar rolando enquanto você joga futebol de grama.

Aos poucos você vai se adaptando às nuances de Vancouver e vai até saber diferenciar quando está frio ou quando o tempo pede por poucos roupas quentes, mesmo em dias com temperaturas iguais.

O mais importante é “tocar a vida” mesmo com a chuva. Alguns dias a preguiça de sair de casa vai te dominar, é normal, mas não deixe que isso vire regra.

20160906_171808_resized

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s