Primeiros passos para fazer college no Canadá- assessoria educacional

consultoria college canadense

Surgiu aquele interesse em fazer um college canadense e, após algumas pesquisas na internet, chegou a conclusão de que está na hora de procurar uma assessoria educacional que vai te ajudar a escolher qual faculdade cursar no Canadá. Se esse é o seu caso, esse post é para você!

Já aviso de antemão que eu não tenho parceria com nenhuma instituição especializada e também não pretendo citar qual foi a empresa que me auxiliou no processo. O meu objetivo com esse post é dar algumas orientações com base em diversas situações que tenho observado nessa nova realidade na qual muitos brasileiros estão interessados em se mudar para o Canadá.

Primeiramente, tenha consciência de que o número de brasileiros tentando ir pro Canadá através dos estudos cresceu consideravelmente nos últimos meses. Isso significa que a demanda aumentou muito, a ponto de boa parte das empresas especializadas não estarem dando conta de suprí-la. Com isso, vamos as dicas:

  • Não confie cegamente na pessoa que está te auxiliando no processo. Os documentos exigidos pelo college podem facilmente ser encontrados no próprio site da instituição de ensino, então faça o acompanhamento junto com o seu assessor. Na maioria das vezes, o college vai pedir: IELTS/TOEFL, comprovante de conclusão de ensino médio com o histórico escolar e uma carta de intenção, que você pode aprender como fazer aqui. Mas pode ser também que o seu curso exija outros documentos.
  • Procure por uma empresa especializada em Canadá, na qual a pessoa que vai te ajudar a encontrar o melhor curso seja especialista e saiba qual é a melhor instituição na sua área de conhecimento.
  • Tenha sempre o controle da situação. Sempre que o seu assessor passar alguma informação, certifique-se de que está certa, mas não esqueça de pesquisar em sites seguros.
  • Procure no site “reclame aqui” se existe alguma reclamação anterior sobre a empresa a qual pretende contratar e se a mesma se esforçou para corrigir o erro.
  • Além do site citado acima, entre nos grupos de facebook, tipo “Vancouver para Brasileiros”, “Toronto para Brasileiros”, etc, e procure tópicos passados que falem sobre a empresa.
  • Dê preferência a empresas locais da sua região ao invés de contratar uma que só oferece serviço virtual. Se eu pudesse voltar no tempo, certamente teria procurado uma empresa aqui de Belo Horizonte. Senti muita falta de ter conversas cara a cara e achei o processo de troca de emails muito frustrante.
  • Se tiver um nível de inglês avançado, faça o processo sozinho. Sinceramente, pagar uma assessoria para a qual você vai enviar email com os documentos em anexo para o seu assessor apenas fazer o upload num site específico orientado pelo college é fácil e qualquer um consegue fazer.
  • Se o seu santo não bater com o do seu assessor, entre em contato com a empresa e peça para que outra pessoa te atenda. O serviço é caro demais pra você levar ‘desaforo pra casa’.

Como deu para perceber, a minha experiência não foi das melhores com a minha assessoria. Eu optei por não citar o nome dela, porque conheço MUITA gente que escolheu o mesmo serviço e ficou inteiramente satisfeita com a escolha. No meu caso, tive a infelicidade de ser assessorada por uma pessoa totalmente despreparada e cometi o erro de não pedir pra trocar e nem de reclamar. Porém, como eu estava mais por dentro do processo do que essa pessoa, tudo deu certo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s