Como se preparar para o college canadense ainda no Brasil

A esse ponto da caminhada, você já fez o IELTS/TOEFL, já sabe se vai poder cursar o college direto ou se terá que fazer pathway por determinado período, também recebeu a carta de aceitação da instituição de ensino e está esperando o visto canadense ser aprovado. Nada mais normal do que continuar colhendo o máximo possível de informação sobre tudo relacionado ao Canadá e a cidade de destino: como funciona o plano de saúde, os tributos, leis em geral, qual o melhor lugar para morar na cidade, etc. Porém, o que eu mais percebo é que poucas pessoas se preparam minimamente para fazer um college no Canadá. 

Mas como se preparar para o college canadense e por quê? 

O porquê é simples: por mais que o seu inglês seja muito bom (não é o caso de muita gente), na maioria das vezes o seu domínio da língua é menor do que o que você acredita que seja. Obviamente, estou falando de forma geral, porque com certeza há pessoas que chegam com o inglês perto do fluente. Mesmo que esse seja o seu caso, fazer um curso totalmente em inglês é um desafio para qualquer não nativo.

Outro motivo importante é que, atualmente, boa parte dos brasileiros que deixam o país rumo ao Canadá é composta de adultos bem sucedidos, que cursaram faculdade/pós no Brasil há tanto tempo que mal se lembram como a vida universitária é. Ou seja, estudar é um hábito muito distante do seu dia a dia.

Agora vamos para o COMO:

Já diria uma ex-professora minha, a internet é realmente maravilhosa e tem absolutamente tudo nesse universo de links, vídeos e imagens. Basta procurar. Existem vários sites que oferecem os famosos MOOCS (Massive Open Online Courses), que abrangem praticamente todas as áreas de conhecimento.

como se preparar para o college canadense

 

Veduca: Plataforma de e-learning com mais de cinco mil vídeos de mais de 20 universidades brasileiras e estrangeiras. As vídeoaulas da cursos internacionais são em inglês e algumas são ofertadas com legenda em português ou apenas o áudio em inglês. Uma ótima oportunidade para colocar o seu inglês acadêmico em prática antes de embarcar para o Canadá.

como se preparar para college canadense

Coursera: Fundada por americanos ex-alunos de Stanford, o Coursera oferta cursos de mais de 120 universidades conceituadas e, diferentemente do Veduca, praticamente todos os cursos vêm com a opção de legenda em inglês, o que facilita muito na hora de estudar termos técnicos desconhecidos e serve de base para você ver se realmente está entendo tudo. A qualidade da imagem também é um diferencial em relação ao Veduca.

Como se preparar para o college canadense

Microsoft Virtual Academy: Essa é uma ótima opção para quem é da área de TI ou para quem gostaria de aprender a programar. Os cursos são ofertados para iniciantes, nível intermediário e já avançado. Se você está pensando em mudar totalmente de área para encarar o college canadense, o Microsoft Academy pode ser uma boa para descobrir se você tem talento para a coisa. 🙂

Eu mesma já fiz vários cursos de business e marketing digital que com certeza vão me ajudar a chegar mais preparada para o curso de Business Management, da Capilano University.

Anúncios

3 comentários sobre “Como se preparar para o college canadense ainda no Brasil

  1. Olá,
    existe algum lugar onde eu possa estudar o material escrito das faculdades, por exemplo, apostilas ou powerpoints. Vou tentar uma vaga na Capilano, mas já quero me preparar com os temas.
    Muito obrigado e parabéns por este espaço.
    Rodrigo.

    Curtir

    1. Oi, Rodrigo. Infelizmente, não tem como ter acesso prévio. Pelo menos no meu curso, a maioria das vezes os professores vão disponibilizar os power points no moodle, que é a plataforma online de interação entre aluno e professores. Os textos na grande maioria são estudos de caso e devem ser comprados no site Ivey Cases.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s