Conselho para quem está indo estudar no Canadá

Quando decidi estudar Business Management (o famoso NABU) na Capilano University, a primeira coisa que fiz foi tentar achar um grupo no facebook. Para minha sorte, encontrei a “Brasileiros na Capilano University”, mas fiquei levemente decepcionada quando percebi que o grupo tinha poucas pessoas e praticamente não tinha posts e, quando tinha, ninguém respondia.

Depois de ler tudo, vi que tinha uma pessoa perguntando sobre o NABU e resolvi responder. Para minha surpresa, mais pessoas também começaram responder, até que uma delas teve a ideia de criar um grupo no whatsapp para brasileiros que iriam fazer NABU na Capilano.

Começamos com um grupo pequeno, de no máximo dez pessoas, sendo que alguma delas eram os cônjuges de quem realmente ia estudar. Aos poucos o tempo foi passando e, hoje, estamos com 38 integrantes no grupo, – algumas vão já em setembro e outras em janeiro -, sendo que essas pessoas foram encontradas não só no grupo Brasileiros na Capilano, como também em vários outros grupos sobre Vancouver no Facebook e também em grupos de whatsapp.Aos poucos, fomos recrutando mais e mais pessoas.
Dessas 38, já conheci pessoalmente quatro delas aqui em Belo Horizonte. Apesar de não conhecer o restante, a cada dia que passa me sinto mais próxima de cada um deles. São pessoas que estão passando exatamente pelo mesmo que eu e, ao longo do tempo, todo mundo começou a se sentir a vontade para desabafar em momentos de crise e a dar suporte pro outro. Viramos confidentes de absolutamente tudo relacionado a nossa viagem para Canadá e as expectativas sobre o curso e a vida em Vancouver. Chegamos ao ponto de até construir uma “timeline” dos vistos e analisamos quem tem as melhores e piores chances de ter o visto aprovado. Em resumo, nos tornamos quase uma “consultaria de imigração” compartilhando dados misturados com um pouco de “achometro”.

Um grupo com predominância de mineiros e cariocas, mas que também tem nordestinos, algumas pessoas do sul, do Mato Grosso e até algumas figuras internacionais: um mineiro que mora na China e é casado com chinesa, um paulista na Venezuela e um colombiano que é casado com uma brasileira. Todos muito dispostos a dar dicas, palpites e ajudar com o que for possível. 

Se eu pudesse dar uma dica para você que está indo para o Canadá estudar, independentemente de estar solteiro ou acompanhado, seria: encontre pessoas que vão cursar o mesmo que você. Não tenha medo de postar nos grupos do facebook ou de mandar um inbox para uma pessoa que você descobriu que vai ser seu futuro colega. As vezes tudo que é preciso é iniciativa por parte de alguém para que o restante das pessoas apareça também.

Esse convívio pré-Canadá tem sido muito importante, porque, por mais que a sua família te apoie e esteja relativamente por dentro dos seus planos, ela nunca saberá de todos os detalhes e nunca terá as mesmas preocupações e anseios que as pessoas que também vão fazer a mesma mudança sentem. Chegar no Canadá já tendo amizades pré-estabelecidas vai ser uma mão na roda e tanto. 

Além da ansiedade natural de ir para Vancouver, também estou na expectativa de conhecer pessoalmente todas essas pessoas com as quais converso diariamente. 🙂

Anúncios

7 comentários sobre “Conselho para quem está indo estudar no Canadá

  1. Olá! Eu estou indo para a Capilano no ano que vem, Setembro, mas vou cursar Turismo. Mesmo assim, gostaria muito de conhecer brasileiros que estudam na Capilano. Estou indo com minha família, marido e duas filhas, e é sempre bom conhecer pessoas. A saudade da nossa terra dói menos quando temos amigos. Eu gostaria de fazer parte do grupo do Zap. Meu e-mail é carlafernandarodrigues@hotmail.com.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Carla. Tudo bem?
      O grupo ao qual me referi é exclusivamente para quem está cursando o NABU (North American Business). Lá nós falamos das aulas, dos trabalhos, do dia a dia na faculdade.
      O meu objetivo com o post é incentivar que outras pessoas criem outros grupos. De pouquinho em pouquinho, as pessoas vão aparecendo.
      Bjs e obrigada pelo comentário

      Curtido por 1 pessoa

  2. Isso é muito importante mesmo! Temos um grupo de whatsapp com mais de 20 famílias indo pro Canadá, e trocamos muitas experiências, dicas, frustrações, medos e nos tornamos uma grande família! Espero conseguir meu grupo de turismo na Capilano!
    Parabéns pelo blog! Está maravilhoso!

    Curtir

  3. Olá Bruna! Tudo bom?
    Estou no processo dos preparativos para o meu plano de estudos no Canada e essa semana recebi a resposta positiva da Capilano (viva!) que me aceitou para cursar o Business Management (NABU), para o início em setembro de 2017. Tive a consultoria da 3RA também e agora vou começar o trabalho com a Immi para levantar os documentos necessários para o visto. Seu blog tem sido de grande ajuda e muito útil na obtenção de informações e esclarecimento de algumas dúvidas. Agradeço desde já o tempo que você se predispõe a elaborar o site e fornecer relatos de sua experiencia.
    Neste momento, estou elaborando a carta de intenção para o consulado canadense e estou com algumas dúvidas. Será que poderiamos trocar alguma ideia pelo Facebook? Meu perfil é https://www.facebook.com/gv.goulart e meu e-mail é gusvidal@gmail.com.
    O grupo de whatsapp que você mencionou se aplicaria a mim, que sou um possível futuro estudante do NABU?
    Abrigado pela atenção e um grande abraço!
    Gustavo.

    Curtir

    1. Oi, Gustavo! Fico feliz em saber que estou conseguindo ajudar com os meus posts.
      Vou te adicionar no facebook, sem problemas, mas como tenho duas provas finais na segunda e terça, só poderei te ajudar depois disso, se não for problema.
      Abraço

      Curtir

  4. Olá Bruna! tudo bom?
    Estou nos preparativos de meus estudos no Canada. Essa semana recebi resposta positiva da Capilano para cursar o Business Management (NABU) em setembro de 2017. Fui auxiliado pela 3RA também e agora estarei com a Immi para o pedido do visto.
    Seu blog tem sido de grande valia e ajudo no esclarecimento de várias dúvidas. Desde já agradeço sua vontade e disposição de compartilhar suas experiências conosco.
    No momento estou fazendo a carta de intenção para o consulado e estou com algumas dúvidas. Teria como eu lhe contactar por algum outro meio? Meu facebook é https://www.facebook.com/gv.goulart, e meu e-mail é gusvidal@gmail.com.
    Como eu sou um possível futuro aluno do curso eu poderia ingressar no grupo de whatsapp de vocês? Ou é só para os atuais alunos do curso.
    Obrigado e um grande abraço!
    Gustavo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s