A saga para conseguir o visto de estudante canadense [parte 2]

Visto canadense
Sitting, Waiting, Wishing

Esperar por algo que não depende inteiramente de você ter que agir para conseguir,  definitivamente,  é uma das piores coisas do mundo. Imagina, então, esperar pela aprovação do visto de estudo canadense que é o último passo a ser concretizado para conseguir realizar o sonho de morar no Canadá?!

Eu apliquei todos os documentos no dia 18 de abril e, a princípio, estava consciente dos riscos, mas relativamente tranquila. Ou pelo menos achava que estava. Não demorou muito para eu querer descontar a ansiedade – que crescia progressivamente – em muito chocolate e comilança fora do normal. Mas eu não estava sozinha, afinal, já conhecia boa parte dos meus futuros colegas de Capilano University, pessoas que, basicamente, já se tornaram algo muito próximo do que acredito ser o conceito de família.

O mais torturante dessa história toda é que a sua vida aqui no Brasil passa a perder um pouco de sentido. Você começa a fazer as suas tarefas no piloto automático. Enquanto braços e pernas seguram o seu corpo de volta para a realidade, a sua cabeça está em um mundo paralelo, em uma órbita distante, ou melhor dizendo, já está no Canadá. Você se diverte passando horas procurando por apartamento no Cragslist  ou imaginando quais produtos da IKEA vai comprar para decorar o seu novo lar. Aliás, quem nunca passou um bom tempo no Google Maps, conhecendo melhor a sua cidade de destino no Canadá?

Em alguns momentos, o gostinho de sonhar acordado com o futuro que te espera dá espaço a sentimentos de incerteza, insegurança e dor, que pode chegar a ser física – como sentir um buraco no estômago que não vai te deixar conseguir comer direito –  ou mental, a ponto de não te deixar dormir.

Se você está passando por esse mesmo momento ou ainda não chegou lá, mas sabe que essa hora vai chegar, saiba que não está sozinho. E você não precisa passar por isso sozinho. Saiba também que esse sentimento é temporário e faz parte do pacote de coisas pelas quais você terá de passar até alcançar o seu sonho. Ou melhor, o início do sonho. Afinal, o que está por vir será ainda mais desafiador.

Portanto, stay strong. Aconselho a praticar exercícios físicos praticamente todos os dias. Faça uma caminhada em alguma praça bonita da sua cidade, vá praticar um esporte, use a academia para extravasar, tome um cházinho para acalmar ou baixe algum jogo de celular nem que seja para praticar inglês ou a memória. Só não fique parado, esperando o tempo passar e chegar a hora de atualizar a caixa de e-mail e ver que a resposta que define o seu futuro está lá, basta clicar.

No meu caso, a resposta chegou no dia 12 de maio, quando recebi do consulado o pedido de exames médicos. Na mesma hora, toda aquela ansiedade foi embora como num passe de mágica. Sei que o meu visto ainda não foi aprovado e pretendo comemorar de verdade tal feito quando estiver tudo 100% certo.

PS: de acordo com os meus cálculos em conjunto com outros colegas baseada nos posts das pessoas que compartilham “a linha do tempo do visto” em grupo do facebook, a resposta sobre o visto está demorando 20 dias úteis para chegar. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s